
Histórico
A Escola Família Agrícola Rio Peixe, iniciou suas atividades no ano de 1998, mas para isso houve um processo de muita luta que surgiu em meados dos anos de 1990.
Com a decorrente série de acontecimentos, ameaças, mortes e desrespeito a cidadãos que viram suas terras sendo tomadas por grandes latifundiários, o movimento de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Balsas - MA foi intensificado através de articulações entre entidades filantrópicas como: a Igreja católica; o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Balsas e a Associação Camponesa (ACA). O objetivo era buscar uma forma de organização que os mantivessem em suas propriedades para que seguissem com suas vivências.
A organização veio do colomboniano Irmão Bruno Haspinger junto a outras lideranças locais, que promoveram uma discussão com as comunidades, procurando formas de assegurar a posse daqueles trabalhadores e melhores formas de produção, e claro acima de tudo uma educação para os filhos e as filhas de agricultores. Não seria o bastante ter posse da terra assegurada, era preciso ter também uma educação de qualidade acessível àquelas pessoas que não tinham oportunidade.
Esse sonho começou a se tornar realidade em 10 de dezembro de 1997, após uma reunião com a comunidade e a criação da Associação de Pais e Mestres dos Jovens - APM, e do Projeto Rio Peixe e Ribeirão do Ásia, na qual ficou decidido que a EFA funcionaria no ano posterior.
Depois da decisão que definira que as aulas iniciariam no ano seguinte, era hora de começar a organizar tudo. Dessa forma foram articuladas visitas de estudo a outras EFA’s. E, para de fato colocar em prática a EFARP seguiu-se o modelo da EFA de Soinho - Teresina/PI.
A Escola Família Agrícola Rio Peixe recebeu esse nome em função do rio de mesmo nome que não é o maior da região, mas se tornou o maior manancial para os moradores circunvizinhos, devido sua localização, estendendo-se a um raio de atendimento à maioria das comunidades do assentamento.
Durante 18 anos a EFA Rio Peixe ofertou o ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Mas devido à grande demanda de alunos para o ensino médio na região, surgiu a necessidade de uma escola que atendesse aos filhos e filhas de agricultores nessa etapa de ensino. Como no mesmo povoado já existia escola do 1º ao 9º ano, a EFA Rio Peixe finaliza o ensino fundamental e inicia no ano de 2016 a 1ª turma de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica em Agropecuária, turma essa composta de 45 alunos. Atualmente a Escola Família Agrícola Rio Peixe trabalha com os três anos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano).
Você pode acessar o documento com mais informações sobre o projeto EFA Rio Peixe clicando no arquivo abaixo.