Projeto de Educação do Campo no Sul do Maranhão é Selecionado no 39º Edital do Fundo Ecos
- Escola Família Agrícola Rio Peixe
- 4 de fev.
- 1 min de leitura
O projeto "Educação do Campo como espaço coletivo de ensino e aprendizagem de práticas de manejo agroextrativista associada à criação de abelhas sem ferrão para o Cerrado do sul do Maranhão" foi um dos selecionados no 39º Edital do Fundo Ecos. A iniciativa está entre os 25 projetos escolhidos por seu impacto positivo na inclusão socioprodutiva de mulheres e na educação no campo para jovens, contribuindo para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Cerrado e na Caatinga.
O Fundo Ecos, administrado pelo Instituto Sociedade, Propaganda e Natureza (ISPN), conta com financiamento do Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). No total, serão investidos R$ 4,2 milhões para fortalecer essas iniciativas comunitárias, promovendo a sustentabilidade e o protagonismo das populações locais.
O projeto selecionado representa um avanço na consolidação da iniciativa "Com Educação, Doçura e fé... Se mantém o Cerrado em pé", reforçando a importância da educação ambiental aliada à preservação dos biomas e à geração de renda para as comunidades envolvidas.
Sobre o Fundo Ecos
O Fundo Ecos é um mecanismo financeiro essencial da estratégia institucional do ISPN para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais. Seu objetivo é democratizar o acesso a recursos para projetos comunitários, fortalecendo a atuação de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares na preservação dos biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga.
Por meio da captação e destinação de recursos de diversos financiadores, o Fundo Ecos impulsiona iniciativas que valorizam o conhecimento local e promovem a sustentabilidade ambiental, sempre priorizando o protagonismo comunitário e o fortalecimento dos territórios onde essas populações vivem e produzem.
Comentários